Por de meio análise prévia do contrato firmado com o banco e/ou financeira, é possível o advogado averiguar se incide ou não juros abusivos, bem como eventuais cobranças indevidas na operação financeira.
Caso ocorra a confirmação dos juros abusivos e/ou cobrança indevida no empréstimo/financiamento, através de processo judicial se postula a redução da dívida, com a redução das parcelas vincendas e a consequente restituição dos valores cobrados a maior nas parcelas vencidas e já pagas.
Também é possível postular a revisão dos juros nos contratos que já foram quitados ou refinanciados, desde que tenham sido pactuados dentro dos últimos 10 (dez) anos, havendo interesse em propor a ação para buscar a restituição de valores cobrados indevidamente.
A restituição e/ou compensação dos valores cobrados a maior de forma indevida, são corrigidas pela inflação (a partir do vencimentos de cada parcela), além de incidirem juros de 1% ao mês em favor do consumidor a partir da citação do banco/financeira no processo judicial.